*POR: ABDON BARRETTO FILHO
IMAGEM ILUSTRATIVA
Uma das características da oferta turística é a sazonalidade.
Existem interessados em deslocamentos em todas as estações do ano em todo o mundo.
Segundo as estatísticas mundiais sobre viagens, a predominância é do Turismo motivadas pelo sol e praia com infinitas opções no Brasil e no exterior.
Entretanto, existe uma série de destinos turísticos que promovem o frio, através de festivais artísticos e culturais, associados à gastronomia diversificada, incluindo pratos locais e internacionais, acompanhada de vinhos e sobremesas.
Muitas pessoas preferem viajar durante o inverno, aproveitando as férias escolares ou, simplesmente, gostam de “ sentir frio “ em locais devidamente climatizados.
O clima criado pelo frio contribui para atmosfera acolhedora e elegante de centenas de restaurantes e eventos realizados no período do inverno.
Infelizmente, o frio pode trazer problemas para os mais necessitados e a solidariedade não deve ser esquecida.
É a vida como ela é.
No fenômeno turístico, durante a estruturação da oferta turística e sua qualificação são gerados empregos e rendas para prestadores de serviços, incluindo atendentes e fornecedores diretos.
No caso do Rio Grande do Sul, o Turismo no inverno atrai milhares de visitantes para a Serra Gaúcha, destacando-se Gramado (FOTO), Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, entre outras.
Convém salientar que nos 497 Municípios gaúchos podem ser desenvolvidos projetos e ações entre os vários Destinos Turísticos interessados e estruturados para receberem fluxos de visitantes.
Acredita-se que possam ser desenvolvidos ações nas cidades onde o frio posso ser uma atração turística, incluindo alguns festivais que envolvam a música, o teatro, a dança, combinados com a hospitalidade e a gastronomia local.
É óbvio que são trabalhos profissionais e em parcerias entre os setores públicos e privados para atraírem visitantes, respondendo alguns aspectos identificados em diagnósticos, a saber: a cidade tem interesse em atuar durante o inverno?
Quais as parcerias possíveis?
Tem estrutura para receber visitantes?
Os meios de hospedagem e os restaurantes estão dispostos a realizarem investimentos nos seus serviços?
Entendem o City Marketing – Marketing do Destino Turístico?
Possuem recursos para campanhas promocionais?
É importante destacar que o planejamento estratégico e a comunicação integrada devem envolver a comunidade e todos interessados no bem receber.
Alguns Municípios não estão interessados.
Outros estão interessados e faltam recursos humanos, sistêmicos, materiais e financeiros.
Alguns não contratam serviços profissionais para diagnósticos específicos e inovações comprovadas em outras cidades no mundo.
Outros, simplesmente, fecham seus equipamentos turísticos.
É mais simples, assim.
A Economia do Turismo busca o foco, a singularidade para atenderem demandas adequadas aos mercados.
É óbvio que muito trabalho precisa ser realizado.
Dependem de decisões, parcerias e investimentos.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
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*Abdon Barretto Filho (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
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