No mundo dos negócios, os conhecimentos e aplicações de estratégias são fundamentais para a sobrevivência da organização com ou sem fins lucrativos.
É indispensável identificar o mercado que se participa ou que se pretende atuar.
Deve estar claro o propósito que se deseja alcançar e que justifique a presença da sua empresa, atendendo as necessidades do seu público alvo.
A estratégia vem antes do marketing.
A estratégia é abstrata, o marketing é concreto.
A estratégia faz análise sobre ser diferente em um mercado competitivo.
É fazer diferença no mundo de indiferentes acostumados com produtos semelhantes.
A estratégia apresenta algo que a empresa ou entidade oferece, influenciando e justificando a escolha do cliente, evitando-se a preferência pela opção da oferta de outra empresa ou entidade. Pode ser bens e/ou serviços simples ou sofisticados.
É o desafio em qualquer atividade econômica, incluindo o Turismo e a Hospitalidade, destacando-se os eventos; os restaurantes, os hotéis; agências de viagens, transportadores, entre outros. Entretanto, é de grande valia, identificar alguém que queira pagar pelo que é oferecido, deixando um excesso para a continuação das operações.
A estratégia é uma formulação de um caminho a ser seguido e requer pensamento original.
A melhor forma de estudar estratégia é pesquisar os fracassos e sucessos dos outros e das outras organizações econômicas. Fazer atividades que o cliente valoriza e está disposto a contribuir com a sua continuidade.
A falta de inovação pode ser o maior perigo. Ao inovar, os riscos existem, assim como as probabilidades de êxitos.
Não há técnicas para montar estratégias e sim, combinar criatividade, imaginação e usabilidade para transformar em inovação.
Estratégias originais são raras.
É mais fácil, imitar e copiar os sucessos dos outros, caso seja possível.
É simples, assim.
Logo, salvo melhor juízo, existem poucos estrategistas que fazem as diferenças fundamentais no mundo dos negócios.
A corrida mundial para propostas disruptivas, inovadoras, envolve muitos recursos e, na sua maioria, com investimentos perdidos.
As tentativas e erros continuam e os financiadores, também. As variáveis incontroláveis são mais fortes que as variáveis controláveis que o marketing apresenta e que, com profissionalismo, podem ser aplicadas para atingir os objetivos quantificáveis.
É óbvio, a partir dos estudos da Demanda existente ou latente.
O mundo mudou, o mercado mudou, o cliente mudou.
Será que a estratégia utilizada está adequada para enfrentar os desafios da economia pós pandemia?
Na realidade, entender as necessidades ilimitadas dos seres humanos é uma constante para formular estratégia adequada para captar e manter clientes satisfeitos e fiéis.
É uma árdua tarefa.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
*Textos e podcasts em www.peloscaminhosdoriogrande.com.br, www.cidadedegramadoonline e www.abdonbarrettofilho.com.br
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