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Foto do escritorAbdon Barretto Filho

As estratégias para estimular a Demanda Turística

Atualizado: 24 de jul. de 2024

Por: Abdon Barretto Filho | *ABF

     

                                                                                                                  📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL

Nós estamos vivendo em uma Economia de Mercado, quando a soberania do consumidor deve ser reconhecida.


Com as necessidades ilimitadas, os consumidores querem o melhor, aqui e agora.


Nem sempre as preferências são reveladas e o Marketing, como ciência e arte, sempre é desafiado para buscar melhores resultados buscando e mantendo o relacionamento "ganha-ganha".


Há muito tempo que  "Marketing Mix" sofre os impactos das estratégias equivocadas, geralmente devido aos gestores arrogantes que não entendem que o mercado mudou e o cliente mudou.


Infelizmente, alguns   modelos  comunicacionais não  consideram as variações das demandas do fenômeno turístico e suas transversalidades e expectativas.


A comunicação integrada no fenômeno turístico consegue melhores resultados a partir do diagnóstico profissional sobre a sazonalidade e a inconstância da demanda.


Observa-se que ações  da assessoria de imprensa, relações públicas, eventos para os clientes diretos  e indiretos podem contribuir para estimular a demanda com mais rapidez.


O fenômeno turístico não é produto de supermercado e nem serviços bancários.


O processo decisório de uma viagem para visitar atrativos   e participar de experiências envolve uma série de conhecimentos: geográficos, históricos, culturais.


Envolve, também: motivações, disponibilidades para o consumo  do tempo livre , segurança no ir e vir, recursos disponíveis e vontade de consumir bens e/ou serviços no núcleo receptor. 


As boas notícias contribuem na formação da imagem turística, assim como as notícias negativas assustam os viajantes.


No caso das tragédias e das repercussões no destino turístico, o visitante necessita de informações adicionais para esclarecer eventuais dúvidas e, com certeza, os comentários dos visitantes recentes disponibilizados na rede mundial dos computadores.


Convém salientar que a marca, a segurança, a comodidade e o preço são decisivos na definição de uma viagem.


Entretanto, tendo como base o banco de dados das empresas e entidades, os relacionamentos históricos entre a Oferta e  Demanda do fenômeno turístico podem retomar os fluxos de visitantes perdidos.


Então, salvo melhor juízo, é mais viável economicamente buscar uma série de relacionamentos com os clientes que gostam e lembram das experiências das visitas.


É o momento de reativar as boas recordações e os contatos entre os produtores de bens e/ou serviços turísticos com a estratégia mais indicada.


É um tema para profissionais e focos, sem neófitos bem intencionados com estratégias equivocadas.


Vale também para arrogância gerencial.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.

____________________


*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social 



Textos e podcasts em:



_____________________


RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE

                       “24H NO AR”

 

Para escutar acesse o SITE:

ou o APLICATIVO:



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