Por: Abdon Barretto Filho | *ABF
📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL
Nós estamos vivendo em uma Economia de Mercado, quando a soberania do consumidor deve ser reconhecida.
Com as necessidades ilimitadas, os consumidores querem o melhor, aqui e agora.
Nem sempre as preferências são reveladas e o Marketing, como ciência e arte, sempre é desafiado para buscar melhores resultados buscando e mantendo o relacionamento "ganha-ganha".
Há muito tempo que "Marketing Mix" sofre os impactos das estratégias equivocadas, geralmente devido aos gestores arrogantes que não entendem que o mercado mudou e o cliente mudou.
Infelizmente, alguns modelos comunicacionais não consideram as variações das demandas do fenômeno turístico e suas transversalidades e expectativas.
A comunicação integrada no fenômeno turístico consegue melhores resultados a partir do diagnóstico profissional sobre a sazonalidade e a inconstância da demanda.
Observa-se que ações da assessoria de imprensa, relações públicas, eventos para os clientes diretos e indiretos podem contribuir para estimular a demanda com mais rapidez.
O fenômeno turístico não é produto de supermercado e nem serviços bancários.
O processo decisório de uma viagem para visitar atrativos e participar de experiências envolve uma série de conhecimentos: geográficos, históricos, culturais.
Envolve, também: motivações, disponibilidades para o consumo do tempo livre , segurança no ir e vir, recursos disponíveis e vontade de consumir bens e/ou serviços no núcleo receptor.
As boas notícias contribuem na formação da imagem turística, assim como as notícias negativas assustam os viajantes.
No caso das tragédias e das repercussões no destino turístico, o visitante necessita de informações adicionais para esclarecer eventuais dúvidas e, com certeza, os comentários dos visitantes recentes disponibilizados na rede mundial dos computadores.
Convém salientar que a marca, a segurança, a comodidade e o preço são decisivos na definição de uma viagem.
Entretanto, tendo como base o banco de dados das empresas e entidades, os relacionamentos históricos entre a Oferta e Demanda do fenômeno turístico podem retomar os fluxos de visitantes perdidos.
Então, salvo melhor juízo, é mais viável economicamente buscar uma série de relacionamentos com os clientes que gostam e lembram das experiências das visitas.
É o momento de reativar as boas recordações e os contatos entre os produtores de bens e/ou serviços turísticos com a estratégia mais indicada.
É um tema para profissionais e focos, sem neófitos bem intencionados com estratégias equivocadas.
Vale também para arrogância gerencial.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
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*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
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