As ovitrampas - armadilhas de ovos do Aedes aegypti, serão instaladas em 88 pontos distribuídos por toda região urbana da cidade
FOTO: COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE GRAMADO
A Administração Municipal de Gramado, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, está adotando uma nova estratégia visando o controle da dengue.
Somente no início deste ano de 2024, em todo o Estado, já foram registrados mais de 4.400 casos em mais de 460 municípios.
Diante deste cenário a Prefeitura de Gramado adota uma medida inovadora que integra programas dos governos estadual e federal: as ovitrampas – tecnologia para o monitoramento do Aedes aegypti por meio de armadilhas para atrair a fêmea do mosquito.
O coordenador da Vigilância Ambiental de Gramado, José Mário, explica que o trabalho será realizado nesta semana, na quarta e na quinta-feira (dias 21 e 22), caso as condições climáticas permitam.
“Serão três equipes percorrendo todas as regiões da área urbana de Gramado, com servidores devidamente uniformizados e identificados. Vamos instalar as armadilhas em locais públicos e também em residências com a devida autorização dos moradores”, detalha José Mário, ressaltando que a ação terá apoio da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, com a presença do coordenador Marcos Ferreira.
“As armadilhas permanecerão instaladas por até cinco dias e posteriormente serão recolhidas para análise e quantificação dos ovos depositados”, afirma José Mário, lembrando que esta será a primeira vez que a técnica de ovitrampas será colocada em prática em Gramado.
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
“24H NO AR”
Para escutar acesse o SITE:
ou o APLICATIVO:
Kommentare