Propaganda Fide está presente há 400 anos
- Abdon Barretto Filho
- há 20 horas
- 3 min de leitura
Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)
📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL

A tradução de "Propaganda Fide" em português é "Propaganda da Fé" ou "Para a Propagação da Fé".
O termo "Propaganda Fide" (em latim) é o nome de uma antiga congregação da Igreja Católica, que tinha como objetivo a propagação do cristianismo no mundo.
A Propaganda Fide, atualmente conhecida como Congregação para a Evangelização dos Povos, foi fundada por Papa Gregório XV a 6 de janeiro de 1622, com o objetivo de propagar a fé católica, promover a unidade dos cristãos e evangelizar os não cristãos.
A sua origem remonta a um período de grande expansão missionária da Igreja Católica, com o intuito de responder às necessidades de evangelização em diversas regiões do mundo.
A Propaganda Fide, ao longo dos seus quatro séculos de existência, tem desempenhado um papel fundamental na vida da Igreja Católica, contribuindo para a expansão do cristianismo em todo o mundo, para o diálogo ecumênico e para a promoção da justiça social, como explica o Vaticano.
Excelente exemplo de competência profissional e gestão universal da Igreja Católica, sob a liderança do Vaticano.
Não tenho conhecimento sobre algo similar de outras religiões nas contribuições para o fortalecimento da Economia de Mercado nos processos comunicacionais no século XXI.
No mundo acadêmico e profissional sempre existem debates sobre as principais diferenças entre publicidade, propaganda e marketing.
A publicidade foca na comunicação persuasiva e na divulgação de bens e/ou serviços para um público específico, visando a compra e o consumo.
A propaganda, por sua vez, tem como objetivo disseminar ideias, opiniões ou comportamentos, frequentemente sem um foco comercial direto.
Já o marketing é uma estratégia global que engloba todas as áreas da empresa ou entidade, desde a criação, produção e vendas passando pela comunicação integrada ( incluindo Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo e seus meios analógicos e digitais) com o objetivo de entender o cliente e atender às suas necessidades, visando a fidelização e o crescimento do negócio.
O marketing tem foco, é abrangente para criar, captar e manter relacionamentos “ganha-ganha” mais duradouro possível, criando, produzindo e entregando bens e/ou serviços para atender seus clientes e consumidores, gerando boas experiências e mantê-los fiéis.
Utiliza a publicidade, a propaganda como ferramentas de comunicação, além de outras áreas da empresa ou entidade. Logo, é equívoco confundir a propaganda enganosa com o marketing.
Convêm destacar que embora a propaganda e a publicidade possam ser usadas para persuadir e influenciar, a manipulação da comunicação pode existir, enganando ou induzindo a um comportamento prejudicial ao consumidor.
Se a propaganda for enganosa, mentirosa, não existe marketing.
Porque o relacionamento torna-se “ganha-perde” e o consequente “perde-perde”.
Deve-se compreender e respeitar as escolhas individuais nas trocas universais, incluindo nas opções religiosas(Inclusive dos ateus), políticas, econômicas e sociais, buscando vida melhor para todos, fazendo o bem sem olhar a quem.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
________________________
*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
Textos e podcasts em:
______________________
Conheça a "Terra do Tchê", compre online com a gente.
Informações, reservas e compras com descontos exclusivos em hotéis, restaurantes, parques temáticos, entre outros você encontra ao acessar o link abaixo:
______________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
Para escutar observe o link na parte superior do Portal CIDADE DE GRAMADO ONLINE, acesse o SITE:
ou pelo APLICATIVO:
Comments