📸 COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE GRAMADO
Na quarta-feira, 13 de março, enfermeiros da Secretaria da Saúde se reuniram para um encontro de alinhamento de fluxo de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A capacitação foi conduzida pelo Neurologista Clínico responsável técnico da Linha do AVC, Dr. Giuliano Reolon da Cunha; e pelas coordenadoras da Emergência, Dra. Andressa de Conte e enfermeira Mirian Natali Frizzo.
Durante a capacitação, foi reforçada a importância da agilidade no atendimento ao paciente com sinais e sintomas de AVC, bem como a divulgação do novo serviço do Hospital Arcanjo São Miguel e o alinhamento de fluxo entre as instituições de saúde.
A Linha do AVC é um conjunto de estratégias pré estabelecidas em protocolo para o atendimento aos pacientes acometidos por acidente vascular cerebral isquêmico e conta com setor específico equipado, além de equipe capacitada para fornecer o melhor atendimento, sendo referência para as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e Linha Nova.
“O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é considerado uma emergência médica e deve ser tratado com rapidez porque a cada minuto que passa a gravidade vai aumentando exponencialmente. É um problema de saúde pública de enorme impacto social, uma das principais causas de morte no mundo e grau de incapacidade física. Precisamos, acima de tudo, educar a população e os serviços de saúde no processo de reconhecimento precoce de sinais e sintomas de um AVC para que possamos tratar os pacientes de forma adequada com agilidade. Então, se qualquer evento agudo de perda de força em lado do corpo, dificuldade para falar, paralisia facial, vertigens com dificuldade para caminhar e outros que iniciem de forma abrupta, deve ser encaminhado para avaliação em serviço de emergência”, reforça Dr. Giuliano, Médico Neurologista.
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
“24H NO AR”
Para escutar acesse o SITE:
ou o APLICATIVO:
Comments