*POR ABDON BARRETTO FILHO FOTO: PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
Referência na tradição e na cultura do Rio Grande do Sul, o Mercado Público de Porto Alegre (FOTO) foi inaugurado em 3 de Outubro de 1869, é o mais antigo do Brasil, e conta com mais de uma centena de estabelecimentos que oferecem uma gama diferenciada de atividades
Quando se pretende desenvolver projetos vinculados ao fenômeno turístico, o primeiro grande passo é o Diagnóstico, identificando-se a Oferta dos aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços da Cidade, verificando a possibilidade do seu ingresso ou não no competitivo mercado turístico.
É óbvio que os estudos sobre a Demanda serão fundamentais para estruturação da Oferta.
Observa-se que a predominância no planeta é do Turismo Urbano Sustentável: ambiental, social e econômico.
As estatísticas mundiais confirmam que os fluxos de visitantes são para destinos turísticos urbanos que se completam com visitas aos atrativos rurais.
Em primeira instância, o viajante tem optado pelos atrativos culturais em detrimento aos atrativos juntos à natureza.
Podem ser destaques: Turismo Urbano Cultural; Turismo Urbano de Negócios, Eventos Profissionais e o Turismo Urbano Recreativo, Entretenimento e Lazer.
A riqueza cultural do núcleo receptor atrai e diferencia a experiência da visita.
São registrados grandes investimentos nos centros históricos em muitas cidades, melhorando a qualidade de vida do habitante e atraindo visitantes.
Os destaques são: visitas aos Museus, Templos Religiosos, Galerias de Artes, Memoriais, Cemitérios, edifícios com registros históricos, entre outros.
Na realidade, as opções são infinitas e podem ser combinadas de acordo com os interesses dos consumidores.
No caso do Turismo Urbano Sustentável, a infraestrutura é uma garantia para o mercado consumidor.
Os visitantes conferem os acessos, hospedagens, gastronomia e serviços receptivos.
Naturalmente, os diagnósticos apresentam as opções para as visitas aos destinos turísticos com os estudos sobre as distâncias dos mercados emissores e os atrativos motivadores.
Geralmente, os atrativos podem atrair visitantes regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
No diagnóstico, serão identificadas as possíveis singularidades que podem ser combinadas em rotas, roteiros, circuitos, eventos, sempre qualificados e promovidos.
As curtas distâncias entre as cidades facilitam as visitas dos excursionistas (menos de 24 horas) e os turistas (mínimo de 24 horas) .
São trabalhos profissionais que envolvem parcerias públicas e privadas, empreendedores e empresários interessados no desenvolvimento Turismo Urbano Sustentável.
No diagnóstico, são determinados: Análise do Mercado e o Posicionamento atual.
No Prognóstico, apresenta-se a Estratégia, incluindo o Posicionamento adequado e os recursos disponíveis.
Infelizmente, devido às inexperiências de alguns gestores públicos e privados, neófitos acreditam que apenas um inventário turístico resolve o problema.
Ignoram as indispensáveis ações nos mercados, principalmente a comunicação integrada e a continuidade das ações previstas, incluindo o City Marketing.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
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*ABDON BARRETTO FILHO
Economista e Mestre em Comunicação Social
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