Por: Abdon Barretto Filho | *ABF
FOTO: *ABF | ARQUIVO PESSOAL
É um equívoco imaginar que o Marketing é sinônimo de Propaganda Enganosa, para tirar vantagens com “jogadas” irresponsáveis e mentirosas.
No “ Marketing Mix”, a comunicação digital, pode ser incluída, de acordo com a ética e os bons costumes, evitando-se abordagens indevidas de conteúdos, muitas vezes sem regras éticas e comportamentos sociais adequados.
Para os pesquisadores e profissionais da Arte e da Ciência do verdadeiro Marketing reagem através das boas práticas, conceitos, estratégias, táticas e operações para atrair atenções, captar e manter clientes nas relações mais duradouras possíveis.
Se possível, eterna. Logo, a relação “ ganha-ganha” é fundamental, porque se houver a relação “ ganha-perde” a tendência é “ perde-perde” acabando com o relacionamento.
A evolução do Marketing, segundo a sua maior autoridade do mundo Philip Kotler vem evoluindo em Eras :
Marketing 1.0 - no qual foi totalmente voltado ao produto;
Marketing 2.0 - voltado ao consumidor;
Marketing 3.0 - centrado aos valores humanos;
Marketing 4.0 - ênfase no mercado digital e o mais atual;
Marketing 5.0 - voltado ao bem-estar humano e soluções tecnológicas.
Nos meus livros, palestras e mentorias lembro das 22 Leis do Marketing, criadas em 1993, por dois famosos especialistas em estratégias: Al Ries e Jack Trout.
Segundo os autores, as 22 Consagradas Leis são:
1. A Lei da Liderança ( Melhor ser o primeiro do que ser o melhor);
2. A Lei da Categoria ( Se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça um nova categoria em que seja o primeiro);
3. A Lei da Mente ( É melhor ser o primeiro na mente do que o primeiro no mercado);
4. A Lei da Percepção ( O Marketing é uma batalha de percepção);
5. A Lei do Foco ( É representar uma palavra na mente);
6. A Lei da Exclusividade ( Duas empresas não podem representar a mesma palavra na mente);
7. A Lei da Escada ( A estratégia a adotar depende do degrau ocupado na escada);
8. A Lei da Dualidade ( Com o tempo, o mercado transforma-se em uma corrida com dois concorrentes);
9. A Lei do Oposto ( A estratégia de quem está almejando o segundo lugar é determinada pelo líder);
10. A lei da Divisão ( Com o tempo, a categoria se divide e se transforma em duas ou mais categorias;
11. A Lei da Perspectiva ( Os efeitos do Marketing ocorrem por um período prolongado);
12. A Lei da Extensão de Linha ( Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio líquido da marca);
13. A Lei do Sacrifício (Para conseguir alguma coisa é preciso desistir de outra coisa);
14. A Lei de Atributo ( Para cada atributo, há um atributo oposto, igualmente eficaz);
15. A Lei da Sinceridade ( Quando admitimos um ponto negativo, o cliente em perspectiva nos dá um positivo);
16. A Lei da Singularidade ( Em cada situação, apenas um único movimento produz resultados substanciais);
17. A Lei da Imprevisibilidade ( Sem prever os planos dos concorrentes, é impossível prever o futuro);
18. A Lei do Sucesso (Com frequência, o sucesso leva à arrogância e a arrogância ao fracasso);
19. A Lei do Fracasso ( Deve ser esperado e aceito);
20. A Lei do Alarde ( Com frequência, a situação é o oposto da maneira como aparece na imprensa);
21. A Lei da Aceleração ( As bases são as tendências);
22. A Lei de Recursos ( A ideia que não tiver fundos suficientes não decolará).
Acredita-se que no século XXI, as Leis do Marketing estão válidas para produtos, empresas, entidades, eventos, hotelaria e turismo.
Será ?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
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*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
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